A Cúpula da Amazônia e a assinatura da Declaração de Belém
A Cúpula da Amazônia
O evento consistiu na 4ª Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, que visava a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, fortalecendo também o diálogo e as relações entre os países presentes. Dessa forma, a Cúpula foi realizada em Belém, no Pará, nos dias 8 e 9 de Agosto de 2023.
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)
A organização é formada pelos países amazônicos e foi criada a partir da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), em 1978, que buscava harmonia no território e desenvolvimento sustentável. Desse modo, a entidade consiste em um bloco socioambiental na América Latina.
Países envolvidos
Estiveram presentes os chefes de Estado e representantes dos oito países integrantes do Tratado, sendo eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Declaração de Belém
Foi durante o evento que assinaram a Declaração de Belém, estabelecendo uma agenda conjunta aos países, visando a preservação do bioma amazônico, além de envolver questões sociais, científicas e tecnológicas e enumerar variados objetivos. De acordo com especialistas, o documento acabou sendo um pouco raso, além de muitos temas importantes terem sido deixados de fora. Porém, a declaração também serviu como um ponto de partida para novos acordos, reuniões e fortalecimento dos vínculos.
Por Ananda Miranda em 15/08/2023
Fontes: