top of page
Captura da Web_19-1-2024_18554_docs.google.com.jpeg

A febre do pistache no Brasil:

Como a especiaria do Oriente Médio se tornou a favorita entre os brasileiros

 

A trajetória do pistache

                    O pistache é um tipo de noz que pode ser consumido de diversas maneiras: inteira, torrada, em doces ou salgados. A oleaginosa está entre as oito especiarias mais caras do mundo, possuindo como origem o Oriente Médio, mais especificamente a Síria e a Mesopotâmia, além de apresentar evidências arqueológicas de que é consumida desde os anos 7000 a.C. Entretanto, o pistache ganhou a grande fama após turcos e persas comercializarem a semente na Itália, especificamente em Sicília, onde o pistacchio foi batizado como “ouro verde”. Dessa forma, a partir da Itália, a saborosa noz passou a ser comercializada ao redor do globo.

                    Sob outro viés, em geral, o cultivo do “ouro verde” melhor se adapta a climas quentes e secos com invernos frios. A partir disso, são poucos os países que produzem a oleaginosa em larga escala, como o Irã, Estados Unidos, Síria e Turquia. Logo, o Brasil não está na lista citada, visto que não possui as qualidades climáticas necessárias para o cultivo, dependendo da importação de países produtores, como dos EUA e do Irã. Dessa maneira, podemos ver que o agronegócio brasileiro busca por tecnologias capazes de reverter esse cenário e, assim, o Ceará é visto como um dos Estados responsável pelos estudos que podem ser inovadores para o mercado do amado pistache no país

Por que o público brasileiro?

                    No Brasil, o pistache é conhecido por fazer parte da culinária em diversos cenários, mas o que realmente encanta o povo brasileiro são os doces, em especial o sorvete. A partir disso, podemos dizer que a diversificação da forma em que a noz é usada, antes consumida apenas em forma de grãos torrados e salgados, passou a ser vista na gastronomia como: cremes, picolés e recheios para doces o que influenciou, de maneira direta, o aumento do consumo no país. Assim, diversos confeiteiros e consumidores do produto passaram a usar a frase: “o pistache é a nova Nutella”, enfatizando a grandeza do consumo e do sabor da noz citada.

                   Através de uma óptica divergente, pode-se dizer que outro fator de atração do povo brasileiro pela especiaria está na mudança da rotina e dos hábitos alimentares. Atualmente, grande parte da população que reside no Brasil busca por uma vida saudável através do consumo de alimentos naturais e saborosos, como é o caso do pistache, uma vez que, por ser uma oleaginosa possui diversos benefícios para a saúde. Ademais, o crescimento de sua maior venda e consumo no Brasil está relacionado a boa relação de comércio existente com os EUA, um dos maiores produtores do “ouro verde” do mundo, facilitando a transação comercial.

 

 

Por: Luiza Brioni Waisel Romero em 18/01/2024

Fontes:

https://bit.ly/3HmvXxN

https://bit.ly/3Hmebum

https://bit.ly/3u3Vqc0

https://bit.ly/47Kv8cC

https://bit.ly/428jLdl

bottom of page