Alumínio: Presente desde embalagens até aeronaves
É incomum pararmos para analisar do que são feitos objetos que cercam as rotinas diárias de todas as pessoas ao redor do planeta. Quando utilizamos talheres, panelas e até mesmo aparelhos elétricos, é incomum pensarmos em alguma semelhança entre eles, todavia, ambos contêm o mesmo material em sua composição: o alumínio.
Maleável em propriedade e em uso
As propriedades deste material frequentemente utilizado na indústria, é a principal razão da versatilidade nas aplicações do alumínio. A baixa densidade e leveza das ligas do metal e o baixo índice de corrosão por exemplo, são ideais para a construção de aeronaves e equipamentos do ramo aeronáutico, já que possui uma manutenção mais barata comparado a outras ligas metálicas. O uso mais comum visto diariamente são as latas de alumínio, que têm como função, o armazenamento de líquidos, – que variam desde tintas até bebidas - em razão da propriedade de maleabilidade, que permite rápida produção das latinhas, além das diversas possibilidades de tamanhos e formas nos produtos.
Brasil como um dos maiores produtores e exportadores
Além da grande demanda interna pelo material e seus derivados, o Brasil detém a posição de segundo maior produtor mundial de derivados deste tão importante recurso. De acordo com a Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), 2,5% das exportações brasileiras no século XXI são associadas ao metal como a bauxita, sua matéria prima.
No período da pandemia do COVID-19, houve uma crescente de exportações, em cerca de cinco por cento de 2020 para 2021, segundo a ABAL. Isso demonstra um mercado essencial que se mantém ativo mesmo em períodos de queda de outros setores da economia global.
Um metal presente em tudo que consumimos
Dessa forma, pode-se notar que, cada vez mais o alumínio se mantém presente em nossas vidas, sendo frequentemente exportado para diversos países como China e outros emergentes, de forma que, esses países movem a demanda já há vários anos. Todavia, mesmo com essas diversas possibilidades, apenas realizando uma pesquisa, para quem e onde vender, os lucros podem ser vistos. Assim, a Prisma, através de seus serviços possibilita o processo de exportação de maneira mais facilitada e efetiva.
Por: Gabriel Martonosi Otaviano em 15/06/2022
Fontes:
https://bit.ly/3HpO4SA