Amendoim brasileiro: oportunidade e referência no paladar mundial
O amendoim, leguminosa nativa da América do Sul, é rico em óleos, proteínas e vitaminas, sendo um dos grãos mais consumidos no mundo atualmente. Desde o século XIX, tal produto tem destaque na produção global: além de ser benéfico para a saúde, podendo prevenir doenças como o câncer e estimulando a perda de peso, o amendoim caiu no gosto dos consumidores e hoje faz parte de receitas tradicionais brasileiras, como o pé-de-moleque e a paçoca, concentrando importantes paralelos produtivos na indústria confeiteira e de óleo vegetal.
â
Oportunidade de expansão para produtores brasileiros
â
A produção do grão no Brasil, com novas tecnologias no campo e sistemas modernos de fabricação, triplicou nos últimos 15 anos, chegando, em 2017, a 512,9 mil toneladas de amendoim segundo a Companhia Nacional de Abastecimento. Com esses números crescentes, o País tem potencial de alcançar um local entre os maiores produtores do mundo; atualmente, está na 14º posição no ranking de fabricação, sendo o quinto maior exportador da leguminosa. Além disso, como é produzido majoritariamente em áreas de renovação de canavial, tal produto abre espaço para a promoção de uma renda adicional ao produtor e à geração de mais empregos, sendo oportuno para os empresários que buscam lucros alternativos.
â
O amendoim brasileiro têm ganhado destaque no exterior: de acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as exportações atingiram uma alta de 61,7% em 2017, com um faturamento de por volta de 195 milhões de dólares. A exportação do grão, segundo José Antonio de Souza Rossato Júnior, presidente da Cooperativa Agroindustrial (Coplana), é essencial para o crescimento do setor produtivo nacional, sendo uma grande oportunidade para os produtores brasileiros.
â
Principais países consumidores de amendoim no mundo
â
Conforme estudos do Instituto de Economia Agrícola (IEA), os maiores fabricantes do amendoim são a China, a Índia e os Estados Unidos, que também são os principais consumidores do grão. Porém, o mercado europeu também se destaca como importador da leguminosa, principalmente a Rússia e a União Europeia, com um aumento de 96% do comércio com os europeus, o que é equivalente à 136,6 milhões de dólares ao ano segundo a IEA.
â
A importância do auxílio de uma consultoria internacional
â
Com maiores investimentos na indústria do setor e na promoção do produto, como em equipamentos de ponta e na obtenção de certificações exigidas internacionalmente, o grão nacional aumentou sua qualidade e ganha destaque como referência no paladar mundial. Portanto, com um mercado crescente tanto no âmbito interno quanto externo, o trajeto se mostra vantajoso para os produtores de amendoim brasileiros que queiram expandir seus horizontes. Acompanhada de um planejamento estratégico e um estudo de mercado, trabalho de uma consultoria, a exportação do amendoim trilhará um caminho rico de benefícios para o empresário brasileiro.
â
Por Beatriz Sgrignelli Henrique em 01/07/2019
â
Fontes: