Crise na exportação de óleo de palma
O óleo de palma é um dos principais óleos vegetais presentes no nosso dia a dia e é retirado de ambientes tropicais como países africanos e asiáticos. O produto é muito versátil e utilizado para diversos propósitos como produtos alimentícios, de beleza, e também está presente no biodiesel.
Guerra da Ucrânia muda a situação do óleo de palma
De acordo com o Observatory of Economic Complexity, a Indonésia é responsável por 52% de todo o óleo de palma exportado no mundo, e devido às consequências da guerra da Ucrânia, os preços do óleo de cozinha e de girassol aumentaram drasticamente em todo o mundo e também na Indonésia. Para controlar o preço do óleo de cozinha dentro da Indonésia e frear a escassez do produto, o presidente Joko Widodo proibiu a exportação do óleo de palma para que ele fosse comercializado em maior quantidade dentro do país com preços acessíveis à população.
Ação do presidente indonésio revolta agricultores locais
No entanto, os agricultores se manifestaram contra a ação, já que seus lucros vêm, em grande maioria, da exportação do produto. Após 3 semanas de suspensão, o impedimento de exportação será revogado com algumas ressalvas incluindo uma licença de exportação que deve ser adquirida pelos produtores a fim de monitorar a quantidade de óleo que está deixando o país e exigindo que uma certa quantia permaneça para comercialização interna.
Atenção às novas ações de Widodo que estão por vir
O governo indonésio ainda busca novas soluções para lidar com os preços e fornecimento do óleo. Em um momento como este, em que a guerra na Ucrânia afeta diretamente o fornecimento de óleo, a preocupação dos outros países, em especial com o biodiesel, mantém todos atentos às próximas ações de Widodo e as movimentações que podem ser causadas no mercado mundial.
Por Rafaela Aguiar em 25/05/2022
Fontes: