A dinâmica do mercado de Hong Kong e suas perspectivas de crescimento para 2021
Reanexada pela China em 1997, Hong Kong é vista como um elo entre o mercado chinês e o mundo. A ilha de apenas 1100 quilômetros quadrados é extremamente importante para a economia internacional. O território semi autônomo vem prosperando nos últimos anos e se desenvolvendo cada vez mais, sendo capaz de realizar, eficientemente, comércio em grande escala, tendo em vista que mais de 60% dos negócios chineses passam pela ilha, de acordo com o Conselho de Desenvolvimento do Comércio de Hong Kong (HKTDC) e o território ocupou a 4º posição em 2019 da viabilidade para fazer negócios pelo Banco Mundial, se demonstrando, assim, um grande polo para investimento, atualmente.
Fácil superação de crises em Hong Kong
Embora quedas na sua economia tenham ocorrido em 2020 devido à pandemia do COVID-19, a superação de crises não é novidade para o território que soube se portar bem diante de diversas crises, sejam elas financeiras (como a asiática e a de 2008), ou sanitárias (como a da SARS), figurando sempre as economias mais competitivas do mundo e com um PIB crescente ano após ano. Esse sucesso econômico pode ser atribuído em grande parte à sua abertura econômica e a pesados investimentos externos realizados na ilha por diversos meios, sejam eles Bolsa de Valores ou até mesmo empresas multinacionais. Além disso, os contratos assinados estão sujeitos às leis e regulamentações britânicas, o que dá aos investidores mais segurança e estabilidade aos seus negócios.
O Plano Quinquenal Chinês para a ilha e as projeções de retomada econômica
Para 2021, é ambicionado um grande crescimento de sua economia e a retomada da queda ocorrida em 2020. Para tanto, foi anunciada para Hong Kong, no 14º Plano Quinquenal Chinês, a implementação de medidas para seu desenvolvimento, como: elevação como centro financeiro internacional, ampliação do transporte marítimo, comércio e aviação civil. Junto a isso, visa-se transformar a região em um polo tecnológico internacional ainda maior, além de realizar a elevação de seus setor de serviços para um patamar de sofisticação e valor agregado.
Neste intuito, a ilha lançou um plano de US$15,5 bilhões a fim de estimular sua economia, mitigar os efeitos da crise causada pela pandemia e realizar investimentos em setores estratégicos. Além do mais, houve também a expansão de títulos verdes (títulos de dívida utilizados para financiar investimentos sustentáveis) em conjunto a títulos públicos, no intuito de controlar a inflação existente no país. Por fim, o governo planeja a realização de uma reforma tributária para poder aumentar sua receita a longo prazo.
Como resultado, as projeções para Hong Kong em 2021 são altamente positivas. De acordo com o IMF - World Economic Outlook Database, as estimativas são de um aumento de 3,7% em seu PIB em comparação à queda de 7,5% do ano passado, além de um aumento em seu PIB per capita e na sua Taxa de Empregabilidade.
A importância do auxílio de uma consultoria internacional
Desta forma, vemos como Hong Kong tem crescido cada vez mais e pode beneficiar os investidores ao redor do mundo com suas políticas. Para uma maior orientação de como e onde se investir dentro da ilha, uma Consultoria Internacional pode ser a solução, com uma Análise de Mercado que ajudará a mostrar mais profundamente as dinâmicas mercadológicas e políticas de Hong Kong, a fim de se realizar um investimento certeiro. .
Por Enzo Toledo em 17/03/2021
Fontes: