Limão-taiti: a ascensão de um protagonista cítrico nas exportações
De origem tropical, a lima ácida “Tahiti” conhecida majoritariamente como “limão-taiti”, é um dos frutos cítricos que detém maior importância comercial para o Brasil. Com uma área plantada em torno de 40 mil hectares, a sua alta produção é resultado de um amplo mercado consumidor. Além disso, no âmbito das exportações, o limão-taiti vem adquirindo notório destaque, dado que representa 98% dos envios cítricos ao exterior.
O consumo do limão-taiti
Sendo conhecido por sua vasta possibilidade de uso na culinária cotidiana, o limão-taiti é bastante popular por estar presente no preparo de temperos, bebidas e receitas doces e salgadas. Ademais, dentre os inúmeros benefícios à saúde que oferece, a fruta é uma fonte importante de vitamina C e age como um remédio natural por possuir ação anti-inflamatória e antioxidante.
A produção brasileira
Segundo o IBGE, em 2021, houve uma produção de 1.499,714 toneladas de limão, uma quantidade que pode ser explicada pela crescente demanda interna e um mercado internacional promissor para a fruta. Tendo isso em vista, o estado de São Paulo é qualificado como principal produtor e detentor das maiores concentrações de plantio. Além dele, o Estado do Pará e Minas Gerais se destacam como outros dois grandes pólos de produção.
Um mercado em ascensão
De acordo com a ABRAFRUTAS (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), o limão-taiti é a terceira fruta mais exportada pelo Brasil, tendo a União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos como principais destinos. Em 2019, a quantidade exportada foi de 107,6 mil toneladas e foi garantido US$93,7 milhões de receita. No plano sul-americano, em 2022, o Chile abriu o mercado para importação do limão-taiti, sendo considerado um destino de exportações favorável pela alta expectativa de crescimento e redução da dependência do Brasil com o mercado europeu.
Portanto, diante das condições promissoras no mercado interno e uma perspectiva de crescimento no comércio internacional, nota-se que o limão-taiti representa uma opção positiva para investimento. Contudo, para certificar que este complexo processo de exportação terá sucesso, é preciso do auxílio de consultorias para um planejamento ideal e eficaz.
Por: Fernanda Sousa de Almeida em 07/03/2023
Fontes: