top of page
Imagem (Produtos e Atualidades).png

Lírio: perspectiva do rei das flores no mercado internacional

Conhecendo o lírio: uma análise histórica e social

            O lírio, considerado rei das flores, sempre foi admirado por suas sublimes pétalas e toda sua majestosidade, sendo apreciado nos jardins, vasos e buquês. Ademais, a riqueza de suas cores, tipos e sua durabilidade fizeram com que a flor do lírio seja uma das mais requisitadas nos diferentes arranjos florais. Também, o lírio foi mencionado pela primeira vez pelos egípcios e assírios, enquanto os romanos consideravam a flor do lírio uma das mais nobres – mais que a rosa – além de que era vista pelos gregos como a “flor das flores”. Além disso, o lírio foi sempre considerado um excelente antisséptico, inseticida e agente anti rugas, propriedades que se devem à presença do ácido bórico nas pétalas e no bolbo.

 

A flor do lírio no mercado mundial das flores

            Avaliado em mais de US $70 bilhões por ano, o mercado de flores ornamentais têm sua produção concentrada principalmente na Holanda, país esse que possui 87% da área de produção mundial em suas terras. Todavia, na Europa, a países como Itália, Dinamarca e Alemanha se destacam na produção da flor, enquanto a Índia leva o protagonismo na Ásia e Quênia e Etiópia se distinguem na África. Ademais, na América Latina, destacam-se como principais produtores o Brasil, Equador e a Colômbia, sendo a última responsável pelo cargo de segundo maior país exportador, depois da Holanda.

            Segundo pesquisa da Comtrade, a base de dados internacional da Organização das Nações Unidas, as exportações globais de flores cortadas, ou seja, aquelas apresentadas em buquês (como lírios, rosas, tulipas), renderam US$ 8,48 bilhões (mais de R$ 30 bilhões) em 2017.

           

O mercado brasileiro de lírios

            O lírio é a quinta flor mais vendida mundialmente, enquanto no Brasil, ocupa a terceira posição. Domesticamente, a flor é cultivada principalmente no Sudeste, em especial nos estados de São Paulo – com destaque em lírios envasados nos municípios de Holambra, Jarinu, Campinas, Registro, Monte Mor, Jacareí, Atibaia e Cotia –-, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Outrossim, a produção de lírios de corte concentra-se nos platôs e nas montanhas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com a oferta apresentando picos no período de setembro a dezembro.

            Contudo, para a reprodução dos lírios, muitos produtores brasileiros adquirem os bulbos – estruturas vegetativas de propagação – de atacadistas da Holanda, maior produtor mundial.

 

 

Por: Beatriz Camargo em 01/09/2023

 

 

Fontes:

https://bit.ly/3RfT6YB

http://bit.ly/466WtVV

https://bit.ly/3sN0wbK

https://bit.ly/45K0rUS

https://bbc.in/3ZcT4CR

     

bottom of page