De origem asiática, cultivada há mais de 5 mil anos e com uma grande variedades de tipos, a manga chegou no Brasil, mais precisamente na Bahia, em meados de 1700 e a partir desse momento se espalhou pelo continente. Essa fruta que traz benefícios à saúde, como a melhora da memória, proteção da visão, e é versátil na preparação, consumida tanto doce quanto salgada, é considerada fruta nacional em três países, Paquistão, Índia e Filipinas. Atualmente, ocupa um grande espaço nas exportações brasileiras e no mercado internacional das frutas.
O sucesso da produção e exportação de mangas brasileiras ao redor do mundo
Hoje, a produção brasileira de mangas está concentrada principalmente no Vale do São Francisco, que é responsável por 90% das exportações de mangas do país, além de gerar mais de 200 mil empregos diretos, segundo a ABRAFRUTAS (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados). Em 2019, o Vale vendeu para o mercado estrangeiro cerca de 227,6 milhões de dólares em mangas, 27,3% de aumento em relação a 2018, de acordo com o EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Dentre as variedades a do tipo Tommy Atkins, principalmente por conta de sua resistência ao transporte de longa distância, e Palmer são as mais comercializadas.
A isenção da tarifas de mangas brasileiras em países europeus
Entre os destinos de exportação, os países que mais importam mangas brasileiras são os Estados Unidos e alguns países da União Europeia, principalmente Países Baixos e Reino Unido. O Brasil compôs 35% do volume adquirido pelo bloco europeu em 2018, o que é facilitado pelas isenção de tarifas na importação da fruta.
A boa reação das exportações frente à pandemia
Em 2020, apesar do primeiro semestre, por conta da pandemia, ter um rendimento 21% menor do que 2019, os dois primeiros meses do segundo semestre já ficaram 53% superior aos mesmos meses do ano passado, também segundo a ABRAFRUTAS, que destacou que os meses de setembro a novembro costumam ser o pico de envio de mangas brasileiras ao exterior.
A importância de uma consultoria internacional
Diante desse sucesso brasileiro de produção e exportação e as boas expectativas no ramo de frutas, as mangas podem ser uma ótima oportunidade para produtores brasileiros que estão em busca de expandir seus negócios e encarar novos desafios no mercado internacional. Para isso é essencial um bom planejamento estratégico, para que o processo seja feito com segurança e sem despesas desnecessárias. Uma consultoria internacional e um estudo de mercado podem auxiliar o seu produto a chegar com sucesso e ser bem recebido no país escolhido.
Por Guilherme Gomes em 24/09/2020
Fontes: