Expansão do mercado de melão
Originário da África, o melão foi trazido para o Brasil durante o período de colonização, com a escravidão e imigrantes europeus. Fonte de vitamina C e nutrientes, a fruta atualmente é cultivada principalmente no Nordeste, polo de exportação do melão.
No primeiro semestre de 2022, as exportações de fruticultura – ramo da agricultura que visa produzir frutos em geral – no geral, foram reduzidas em 11%, tanto em valor quanto em volume. Porém, o melão continuou seu crescimento, com um aumento de 9% nas toneladas exportadas
Segundo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o cultivo da fruta nacionalmente ocorre em 95% no Nordeste, com destaque para o Rio Grande do Norte, com 50% da produção doméstica, por conta das condições climáticas favoráveis ao melão nessa região, com pouca chuva e muito sol.
A exportação do melão, sendo a segunda fruticultura mais exportada pelo Brasil, é direcionada principalmente para os Estados Unidos e para a Europa e recentemente, a China abriu seu comércio para o produto.
Além disso, ganha destaque a sustentabilidade no cultivo do melão brasileiro. Em uma pesquisa divulgada pela SENAR, a fruta cultivada no Brasil tem pegada de carbono 50% menor do que o melão produzido no exterior, como na Itália.
Por: Maia Luiza Costa em 16/12/2022
Fontes: