O crescimento do mercado de dermocosméticos: Cuidado com a saúde e oportunidades
Previsões do mercado
O mercado brasileiro de cosméticos apresenta a estimativa de crescimento de R$124,5 bilhões em 2021 para mais de R$130 bilhões em 2026, sendo que nessa estimativa inclui os dermocosméticos. Além disso, no âmbito internacional, o mercado global de skincare foi avaliado em mais de U$140 bilhões em 2020, tendo a estimativa de uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,96% durante o período de 2020 a 2026.
Diante desse cenário, economias de alto crescimento da Ásia-Pacífico, como China, Coreia do Sul, Índia e Indonésia apresentam um aumento no consumo de produtos de cuidado com a pele, tendo em vista seu rápido crescimento populacional e industrial. Nesse sentido, apresenta-se uma grande demanda por dermocosméticos orgânicos, devido a questões ambientais e de produtos químicos, como por exemplo, a alta taxa de poluição do ar. Dessa forma, o mercado de dermocosméticos apresenta alto potencial de crescimento nos âmbitos nacional e internacional.
Pandemia e os cuidados com a saúde
O isolamento social devido à pandemia de Covid-19 desencadeou um maior interesse pelo mercado dos cosméticos e dos cuidados com a pele, tendo em vista a maior preocupação em encontrar maneiras de cuidar da saúde mental e manter o bem estar emocional neste período de contato social restrito. Nesse momento, houve a democratização de informações relacionadas aos cuidados com a pele, a partir do aumento de pesquisas sobre o assunto e um maior diálogo entre marcas e consumidores, com o intuito de informar os clientes e explorar seus interesses e necessidades na área.
A partir disso, procurando manter sua saúde física, os consumidores priorizam a busca por produtos de qualidade, os quais possuem bons ingredientes, alta eficácia e que entregam resultados satisfatórios, ao invés de focar na compra de produtos com embalagens extremamente elaboradas e chamativas. Tal tendência do mercado de cosméticos é denominada “simplicidade sofisticada”.
Ademais, os consumidores buscam cuidar da saúde do meio ambiente além de sua própria saúde. Desse modo, buscam produtos sustentáveis, os quais utilizam ingredientes naturais que não sejam nocivos para a natureza. Os consumidores também se preocupam com os objetivos e princípios da marca, levando em consideração sua conduta perante os clientes e a maneira como fabricam os produtos comercializados.
Expansão da comercialização dos dermocosméticos
Para expandir as vendas dos dermocosméticos, a partir do aumento da demanda nacional e internacional, é necessário realizar uma análise adequada do mercado atual, a partir do perfil dos consumidores e suas necessidades. Dessa forma, a expansão da comercialização é realizada de maneira eficaz a partir de uma análise completa e detalhada da situação do mercado, suas tendências e suas previsões de aprimoramentos.
Nesse contexto, uma empresa de consultoria como a Prisma torna-se essencial no processo de entendimento completo do mercado. Caso tenha interesse em uma análise aprofundada do mercado e em estratégias bem elaboradas de comercialização, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores de vendas através do site, do nosso e-mail: contato@prismajr.com ou do direct de nossa conta do Instagram: @prisma.jr!
Por: Juliana de Riba Russi em 07/01/2024
Fontes: