A crescente importância e exportação
do óleo de girassol mundo afora
O consumo de óleos vegetais tem aumentado no mundo todo, substituindo parte do consumo de gorduras animais, tanto pelo crescimento do vegetarianismo e veganismo, quanto pelo aumento do seu uso por indústrias alimentícias, farmacêuticas e por empresas estatais.
O óleo de girassol, um dos maiores concorrentes atuais do óleo de soja, devido ao seu baixo teor de gordura saturada e sua riqueza em vitamina E, é considerado ideal para a fabricação de diversos produtos, além de corresponder a uma parcela de 10% da produção de grãos e óleos vegetais no mundo, e tendo como destinos principais de importações concentrados na CEE e no México.
No ano de 2018, a produção brasileira de óleo de girassol, chegou a 140 mil toneladas, tornando-se uma das principais fontes de óleo vegetal do mundo.
De acordo com a FAO, em 2019, as cotações dos óleos de girassol registraram avanço, sustentado pela demanda robusta de importação mundial.
Apostar na exportação desse tipo de óleo vegetal é uma ótima opção para quem deseja ampliar seus negócios internacionalmente, já que esse ramo da indústria está em crescimento.
Por: Nadia Haddad 13/02/2020
Fontes:
file:///C:/Users/Olga/Downloads/Setor%20%C3%93leos%20Vegetais.pdf