Banana nacional: um produto versátil e pouco explorado
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no ramo da fruticultura a banana é o principal produto comercial do mundo, tendo uma área plantada de aproximadamente 5,4 milhões de hectares. A banana se apresenta como um produto versátil utilizado em diversas receitas. Com a ascensão global da busca pelos famosos snacks e produtos fitness, será cada vez mais comum o aumento da sua demanda, uma vez que ela é vista como um símbolo de saúde e bem estar.
Bananicultura brasileira em crescimento no mercado externo
Apesar da bananicultura estar concentrada em apenas três estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais e Bahia), o país possui um papel de destaque na sua produção, sendo o quarto maior produtor da fruta, responsável por 6% da oferta mundial. Os principais destinos da banana brasileira são a Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Reino Unido, tendo sido aberto, também, em 2019, uma janela potencial de exportação para a Bolívia.
O potencial de absorção do MERCOSUL da banana brasileira
Vale ressaltar que este é um mercado pouco explorado e em constante crescimento, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume da fruta enviado para o MERCOSUL já superou as 56 mil toneladas. Desta forma, com as expectativas de evolução deste segmento, mais importante do que entender o mercado da banana é entender os clientes potenciais que ele oferece, com um Estudos de Mercado e Lista de Compradores, ambos serviços oferecidos pela Prisma, o sucesso é garantido, principalmente nos mercados da América do Sul e União Europeia.
Por: Debora Parolin em 15/10/2020
Fontes: