Goiaba: o potencial de mercado e sua relevância
A origem da goiabeira tem sido objeto de muito estudo. A dúvida reside em saber se a árvore é de origem asiática ou americana. O fato é que esta é uma fruta originária de regiões tropicais, portanto, alguns pesquisadores declaram ser nativa do Brasil, de onde se difundiu para todas as outras regiões tropicais e subtropicais do planeta. Com o crescimento do produto no mercado internacional, as buscas por informações relacionadas ao seu comércio e suas propriedades tornaram-se constantes.
A relevância da fruta no cotidiano
É difícil enumerar quantos tipos de goiabas existem. No entanto, as duas principais espécies da fruta são a goiaba de polpa vermelha e a goiaba de polpa branca, sendo o Brasil o líder mundial na produção da primeira. É uma fruta com grande valor nutritivo que garante diversos benefícios para a saúde, devido ao fato de ser muito rica em vitaminas C, A e B. Além disso, esta fruta possui poucas calorias e, por isso, torna-se uma ótima opção a ser incluída na dieta de perda de peso.
Brasil como grande produtor e o mercado exportador
No Brasil, os principais estados produtores de goiaba são Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, que participam com 80% do total produzido no país. Segundo dados do IBGE, o Brasil produziu cerca de 578.608 toneladas de goiaba no ano de 2018. Este número só tende a aumentar na medida que o mercado exportador de frutas ganha força no país. É o que mostra os dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), onde pode-se observar que dentre o 1° semestre de 2020 e o 1° semestre de 2021, a exportação da goiaba variou de 88.884kg para 234.461kg, resultando em um aumento percentual de 164%. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Reino Unido, a França e os Países Baixos (Holanda) são os principais destinos dessas exportações.
Oportunidade de investimento e a escolha de uma boa Consultoria Internacional
Dados os fatos apresentados e com a alta da expectativa de crescimento do mercado exportador, a internacionalização desta fruta mostra-se como uma ótima oportunidade de investimento. Com isso, o auxílio de uma consultoria internacional especializada seria muito útil para identificar as melhores oportunidades de destino para este produto e, assim, aumentar as chances de êxito desta internacionalização.
Por Lucas Orlando em 13/09/2021
Fontes: